21 de julho de 2016

"Elephants" é o disco de estreia de Wangari

Wangari é um projeto musical que mistura sonoridades indie rock, sampling e eletrónica com elementos de world music. No primeiro álbum, edição de autor, as influências predominantes são de origem africana, nomeadamente no uso de samples de cantos e percussões típicas dessa cultura. Artistas como Bombino, Vieux Farka Toureé, Tinariwen, Goat, Fool's Gold são alguns dos nomes que serviram inspiração para este trabalho.

Este projeto foi criado por Daniel Moreira, que escreveu e produziu a parte musical, mas conta com participações a nível vocal de alguns amigos, como Hélder Pereira, Pedro Ferreira e Gabriela Cunha. No entanto muitos dos temas são instrumentais.



O primeiro single chama-se "Animals" e tem participação de Hélder Pereira que também é o autor da letra. A sonoridade deste tema aproxima-se mais do indie pop, tendo no entanto no refrão elementos étnicos que o caracterizam com o conceito do álbum.

As temáticas centram-se na relação do homem com a natureza, e o seu papel com habitante no nosso planeta.

O tema "African Power" foi lançado em 2013 sem haver qualquer plano para futuras composições. Foi composto por Catarina Lima e Daniel Moreira e é fortemente influenciado por música de raiz africana. Em 2014 começaram a ser compostas novas músicas dentro da mesma linha, sendo que assim se abriu a perspetiva de as juntar num álbum. "African Power" foi então remisturada para se alinhar com a sonoridade dos novos temas.

A cover "Yimanya", original dos Filterheadz, um duo de djs de música de dança, aparece como um extra, não fazendo parte do conceito do álbum "Elephants". Aqui as influencias são da música brasileira, mais propriamente o samba. A ideia de fazer uma versão de uma música techno surge pelo interesse no sample que os Filterheadz usaram (Império Serrano - Alô, Alô, Taí Carmen Miranda 1972), de onde foram retirados mais elementos para a cover de Wangari.

[Comunicado de imprensa]

Sem comentários:

Enviar um comentário