26 de outubro de 2013

Ana Moura e António Zambujo no CCB - O Fado entregue a grandes vozes

Foi a 25 de outubro que Ana Moura e António Zambujo se apresentaram no há muito esgotado Grande Auditório do CCB para um espetáculo integrado no ciclo "Há Fado no Cais" e que uniu dois dos maiores talentos do Fado.

O concerto começaria com António Zambujo a interpretar alguns dos seus temas, que daria depois lugar à fadista da voz grave e pose sedutora.

De seguida Zambujo empresta "Flagrante", um dos seus temas mais emblemáticos, e o alentejano fica a deliciar-se com a poderosa interpretação de Ana Moura.

Ana Moura é desafiada a cantar uma morna onde encaixa a sua voz grave na perfeição com Jon Luz, um dos músicos convidados, a dar o mote no cavaquinho.

A dupla deixaria depois o palco, dando o devido destaque a uma banda composta por dez elementos e que interpreta um fabuloso instrumental.

No regresso, mais cumplicidade entre os dois fadistas e um convite para uns passos de dança de Zambujo a Ana Moura, para um dos muitos belos momentos da noite.


Na parte final da atuação a banda é apresentada e Ana Moura é interrompida por um "Não vás embora!" de uma voz feminina da plateia, porta-voz de todos os que enchiam a sala.

O concerto não terminaria sem a "Lambreta", o tema mais pedido da noite, e em que sozinho em palco Zambujo brilharia com o seu estilo muito pessoal, brincando com os silêncios e a cadência da canção. Um dos temas mais celebrados da noite, e que foram muitos.

Ana Moura, num estilo oposto arrebata com "E Tu Gostavas de Mim", apelando à participação do público que bate palmas rendido ao talento, simpatia e sensualidade da fadista.

Noite memorável que provou que o Fado está em boas mãos e em grandes vozes, que conseguem cativar públicos heterogéneos com a capacidade que ambos têm de vestir a canção lisboeta com outras roupagens.

Artigo relacionados:

Fernando Pessoa - O Fado e a Alma Portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário