5 de junho de 2017

"Ela Melhora" assinala o regresso dos OIOAI

Os OIOAI de Pedro Puppe, João Pinheiro, João Neto, Bernardo Barata e agora também de João Gil têm disco lançamento agendado para setembro. A primeira amostra é esta excelente "Ela Melhora".


Pedro Puppe nasceu em Lisboa em 1979. Fundou os Oioai em 2002, banda de que assina todos os temas. Em 2013 encetou um projecto a solo, pelo qual lançou o disco Setembro. Seguiu-se Miúda, com Mel do Monte Fred Ferreira e Tiago Bettencourt e temas como "Durmo com quem eu quero". Compõe regularmente para outros intérpretes, como Diogo Piçarra. É autor de “Pertencer”, interpretado pelos Xutos e Pontapés. Em 2015, ganhou um Prémio Sophia para Melhor Canção Original pela música do tema “Clandestinos do Amor”, interpretado por Ana Moura no filme “Os Gatos Não Têm Vertigens”.


João Neto nasceu em Lisboa em 68. Depois de quase uma década ao serviço dos fuzileiros, sai para formar os Maltês. Banda de originais em português de sua autoria, foi a última a tocar no mítico Jonhy Guitar.
Em 2002 forma com Puppe, Bernardo Barata e João Pinheiro os OIOAI.
Seguem-se participações em diversos projectos, como editor de texto e vocalista na banda do Kalu, dos Xutos e Pontapés e outra vez como autor na banda Non Violent Pictures.
Edita também, de novo com os Maltês, um disco acústico sobre animais.
Hoje integra a banda do poeta e músico bangladeshiano K. M. Anwar Mostafa.


João Pinheiro, nascido em Lisboa e músico de profissão. Começou por tocar piano em criança, toca também percussões e vibrafone, mas é como baterista que segue o seu percurso na música. Na adolescência foi membro fundador de bandas como os Pope's Bull e Tv Rural. Mais tarde, fundou os GNU, integrou a formação inicial dos OIOAI e participou, em 2008, na reunião dos Ephedra, banda de rock psicadélico dos anos 70. Fez parte do projecto “Parque” de Ricardo Jacinto. Trabalhou com José de Castro, João Coração, Flak, Benjamim, Márcia, Bernardo Barata, Jorge Cruz, O Martim, Hugo Correia, entre outros. Participou nos concertos “Dinamite”, de tributo à cantora Dina. Actualmente faz parte das bandas Diabo na Cruz, Real Combo Lisbonense, OIOAI, Cassete Pirata e Flak. Em 2004 terminou a licenciatura em Filosofia, na Faculdade de Letras de Lisboa e estudou Jazz na escola JBJazz, também em Lisboa. Foi professor de música do 1º ciclo e dá aulas privadas de bateria.


João Gil, nascido a 1 de Maio de 1980, desde muito cedo que se interessa por música. Aos 6 anos começa a aprender guitarra como autodidacta e aos 20 anos entra na Escola de Jazz do Hot Clube, onde completa o curso de guitarra e piano.
É no final do seu curso de música que começa a trabalhar como músico profissional e é nessa altura que começa a tocar com os grupos You Can’t Win, Charlie Brown e Diabo na Cruz, com os quais toca actualmente.
A solo cria um projecto chamado Vitorino Voador, que surge na fase das variadas bandas em simultâneo, quando se apercebe que nem toda a música que faz se encaixa nas suas bandas. A grande razão de ser deste projecto é a total liberdade de composição. Tem um EP e um LP editados, o primeiro chama-se Vitorioso Voo e o segundo O Dia em que Todos Acreditaram.
Encontra-se neste momento em fase de pré-produção para o seu próximo disco.
É parte integrante da nova formação de OIOAI e encontra-se neste momento a terminar o disco mais recente da banda.


Bernardo Barata, Lisboa, Julho de 1976. Baixista com Oioai, Feromona, Real Combo Lisbonense, Diabo na Cruz e O Clube. Trabalhou em discos com Os Quais, Joana Barra Vaz, Rosemary Baby, Minta & Brooktrout, Black Leg, David Pires, Chibazqui, Tiago Guilul, António Zambujo, Manel Fúria, Tv Rural, Wado, Mariana Norton, Erica Buettner, Gui Amabis, Cícero Lins, Marcelo Camelo, Momo, Miguel Araújo, Capitão Capitão, Henrique Janeiro, João Coração, José Castro, Márcia, Nick Nicotine's Orchestra, Ricardo Martins ou Mohammed Reza Mortazawi.

Sem comentários:

Enviar um comentário