27 de fevereiro de 2017

Benjamim e Barnaby Keen revelam o segundo single de "1986"

"Terra Firme" é o segundo tema extraído de "1986", um álbum feito a meias pelos dois escritores de canções, multi-instrumentistas e produtores Benjamim e Barnaby Keen.

Depois de 'Warm Blood', a dupla apresenta uma canção em português do disco bilingue, com Benjamim a assumir a voz principal, enquanto Barnaby assegura as segundas vozes e, entre outros instrumentos, é responsável por um solo de saxofone que remete para um passado musical na banda filarmónica da escola secundária.

'Terra Firme' é uma canção de protesto, inspirada pelo desconforto do nosso presente e no actual rumo da Humanidade. Numa altura em que assinalamos os 30 anos da morte de José Afonso, a canção continua a ser uma arma. Se não é contra a burguesia, que seja apenas contra a indiferença e a alienação. Segundo Benjamim, o receio do futuro não pode acinzentar o presente. Para que a norma não seja o medo e que o “porto seguro” seja o verdadeiro início da liberdade. “Terra firme só, não vale” – diz-se a determinada altura.


Barnaby Keen é um músico britânico, mentor e membro de vários projectos do circuito underground londrino, entre eles os Flying Ibex (o seu projecto mais pessoal), e Electric Jalaaba, banda de carácter explosivo, largamente influenciada pelo Afro Beat. O seu trabalho despertou a atenção dos ouvidos mais atentos: James Blake escolheu uma canção de Barnaby Keen para rodar na sua mixtape para a BBC Radio 1 e Tom Ravenscroft destacou-o igualmente na BBC 6 Music. Keen colaborou com nomes como Andreya Triana, Kate Tempest, Kimberly Anne, Hudson Taylor e Bastille, para além de ter sido músico de sessão em estúdios como Abbey Road ou Church Studios.

Benjamim é já conhecido do público português por ter lançado o álbum 'Auto Rádio' em 2015 e por ter produzido ou tocado em inúmeros discos de vários nomes relevantes do panorama musical do país como B Fachada, Lena d'Água, Márcia, Éme, Pista, Golden Slumbers, João Coração, Frankie Chavez, Cassete Pirata ou Flak, só para referir alguns.

Os dois músicos, nascidos em 1986, cruzaram-se pela primeira vez em 2012, num cinema de Brixton, no sul de Londres, e selaram amizade a partir do gosto comum por um disco de Chico Buarque. Barnaby Keen viveu no Brasil durante seis meses, onde descobriu o amor pela língua portuguesa com sotaque brasileiro e pelos mestres do samba e da bossa nova.

O álbum contém canções escritas por ambos os músicos na respectiva língua. É um exercício de reciprocidade e partilha: Benjamim faz coros em inglês das canções de Barnaby e este empresta o seu sotaque brasileiro quebrado para fazer vozes em português nas canções de Benjamim. Os dois tocam quase tudo nos temas um do outro, escolhendo o melhor das capacidades de cada um, seja no saxofone, no piano ou na bateria.

'1986' foi gravado em duas sessões no estúdio 15A, casa da Pataca Discos que o lançará em vinil e formato digital ainda antes do Verão.

[Comunicado de imprensa]

Sem comentários:

Enviar um comentário