16 de agosto de 2013

Guitarras Famosas I

Milhões dedicam-se ao culto da guitarra, um instrumento que veio revolucionar a música. Muitos colecionam-nas, e Keith Richards, além de ser um dos seus mais ilustres intérpretes, terá uma coleção a rondar os três milhares de exemplares.

Na história do rock há episódios que provam que nem sempre as guitarras foram bem tratadas. Pete Townshend, dos The Who, terá sido o primeiro quebra-guitarras do rock, nos loucos anos 60. Foram muitos os seguidores, desde Jeff Beck a Kurt Cobain, passando por Ritchie Blackmore, Paul Stanley, Paul Simonon, ou Trent Reznor. Isto para não falar no record de 140 guitarras partidas por Matthew Bellamy na "Absolution Tour" dos Muse. Jimi Hendrix, considerado por muitos o maior guitarrista de sempre, ficou célebre por também atear fogo às suas guitarras em palco. No concerto de 1967 no Festival Pop de Monterey Hendrix põe a sua Stratocaster em chamas, antes de a quebrar. Este era uma caso à parte em tudo o que fazia com a guitarra...



Alguns destes instrumentos ganharam nome próprio, tendo ficado famosas guitarras como a "Blackie" de Clapton, a "Red Special" de Brian May (construída pelo próprio e pelo seu pai em 1963) ou a velhinha "Lucille" de B.B. King. A Gibson de King recebeu este nome em 1949, depois de um concerto no Arkansas. Durante a performance dois homens começaram a lutar, tendo acidentalmente incendiado o salão, que foi evacuado. O guitarrista voltou a entrar no edifício para salvar o seu instrumento de 30 dólares. Duas pessoas morreram neste incêndio. No dia seguinte B.B. King veio a saber que os dois homens lutavam por causa de uma mulher chamada Lucille. King acabaria por batizar a sua guitarra com esse nome para lembrá-lo de não voltar a fazer algo tão estúpido como entrar em edifícios em chamas ou lutar por mulheres.



"Famous Guitars" é um projeto de Frederico Mauro, que selecionou algumas das mais icónicas guitarras de sempre. Prometemos em breve fazer justiça às que ficaram de fora do trabalho do diretor de arte e designer multimédia italiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário