12 de agosto de 2013

Máquina do Tempo - 5 álbuns de 1993

Nesta nossa primeira viagem no tempo, recuamos 20 anos para encontrar uma cena musical abanada pelo enorme sucesso do disco de estreia dos Nirvana, que abriu caminho a uma vaga de bandas de Seattle rotuladas de grunge.
O público procurava agora música rock menos polida e mais direta e o som até então dominante das bandas glam metal e hard rock perdia popularidade.

Revisitamos cinco dos muitos interessantes álbuns deste ano marcante.


Songs of Faith and Devotion - album coverDepeche Mode - Songs of Faith and Devotion
Em "Songs of Faith and Devotion" a banda de David Gahan e Martin Gore segue uma nova direção, em que as canções trazem uma maior dominância das guitarras, deixando para segundo plano os sintetizadores que vinham então marcando o seu som synth pop. Coros gospel e arranjos de cordas pontuam também algumas das canções. O resultado é um álbum mais orgânico e também mais obscuro, condizente com os problemas pessoais que alguns dos elementos da banda atravessavam. Numa época em que o rock alternativo começava a dominar, SOFAD é bem recebido e  é o primeiro e único disco dos Depeche Mode a chegar a n.º 1 no Reino Unido e nos Estados Unidos.


Laid - album cover
James - Laid
Com o lançamento de 1992, "Seven", os James haviam avolumado o seu som para um pop-rock de estádio. Em "Laid" a produção de Brian Eno mostra-nos uns James com uma sonoridade acústica e mais íntima. A banda brinda-nos com uma combinação de músicas de sonoridade mais sombria, havendo lugar também a outras com refrões irresistíveis. O trabalho vocal de Tim Booth é como sempre irrepreensível. Este é um dos melhores álbuns da banda de Manchester e poderia tê-los lançado para um nível estratosférico, mas a imprensa musical estava à procura de algo completamente diferente.



Pearl Jam - Vs. - album cover
Pearl Jam - Vs
Em 1991 os Pearl Jam haviam lançado um extraordinário álbum de estreia, que tendo sido rotulado de grunge, tem muito de rock dos anos 70, recriado de forma muito própria, num disco com um som denso, coeso e sombrio. As expetativas sobre o próximo trabalho da banda eram altas. As inúmeras pressões e a exposição impostas pela fama, levaram a uma mudança de atitude da banda. A partir desse álbum, os Pearl Jam decidem não gravar mais vídeoclipes, restringem suas aparições em programas de TV e anunciam que não darão mais inúmeras entrevistas. "Vs" mostra-nos uns Pearl Jam mais crus e agressivos. A banda optou por fazer algo completamente diferente, sobressaindo em algumas canções uma sonoridade mais funky, noutras mostrando influências punk e incorporando ainda ritmos tribais. Pelo meio brindam-nos com pérolas como "Daughter" ou "Dissident", antes de terminarem com a bela e melancólica "Indifference". Um dos melhores discos de 1993.


Nirvana - In Utero - album cover
Nirvana - In Utero
"In Utero" foi o sucessor de "Nevermind", lançado em 1991, um dos mais importantes da década de 90 e que havia funcionando como um soco no estômago na cena musical. A produção de Steve Albini recupera o som mais abrasivo dos Nirvana, mas o resultado das gravações desagrada à editora e correm rumores de que nem a própria banda ficou totalmente satisfeita. O disco é mais diversificado do que o seu antecessor, alternando grunge e noise rock com as melodias de "Dumb" ou "All Apologies", que viriam a ganhar belíssimas versões acústicas no concerto gravado para a MTV apenas dois meses depois do lançamento de "In Utero".



Sopa - album cover
Censurados - Sopa
Juntamente com os Peste & Sida foram os líderes do punk rock nacional, nos fins dos anos 80, princípio dos 90. Editaram o primeiro LP em 1990, o histórico álbum homónimo, pela editora El Tatu de Tim dos Xutos & Pontapés. Seguiu-se "Confusão" lançado pela mesma editora e "Sopa" haveria de ser lançado pela EMI.  O disco consegue trazer visibilidade à banda, que chega a ser convidada por Júlio Isidro para apresentar o single na RTP e inclui a participação de Jorge Palma no tema "Estou Agarrado a Ti". Viriam a fazer parte do disco de homenagem a José Afonso, "Os Filhos da Madrugada" e tocariam  a 30 de junho de 1994 para 30.000 pessoas no concerto que homenageou Zeca, no Estádio José Alvalade, juntamente com Xutos & Pontapés, Delfins, Madredeus, Mão Morta, Entre Aspas, Brigada Vítor Jara, Essa Entente, Sitiados, Vozes da Rádio, Sétima Legião, Peste & Sida ou o colectivo Resistência. Os Censurados desmembraram-se pouco tempo depois. Sabes o que é feito deles aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário