15 de outubro de 2013

Máquina do Tempo - Gadgets musicais dos anos 80, parte I

A década de 80 foi uma época fervilhante a muitos níveis e quem cresceu nessa década lembra esses tempos com muita nostalgia. Ao nível tecnológico foram muitas as inovações e nesta Máquina do Tempo revemos as que modificaram a forma como se ouvia ou fazia música.



1. Audio-Technica Sound Burger

Ano: 1983
Que estava a Audio-Technica a pensar quando escolheu o nome para o leitor de discos de vinil portátil? Bom, não interessa. Este aparelho convidava os utilizadores a levarem os LPs para todo o lado.

2. Auscultadores Koss PortaPro

Ano: 1984 
Estes são uns auscultadores que sobreviveram à passagem dos anos. Leves, confortáveis e com execelente qualidade de som, apesar do design  não agradou a todos.

3. Sony WM-D6C com gravador

Ano: 1984
A Sony fazia um upgrade ao WM-D6 com a inclusão da redução de ruído Dolby C. Adicionava também um entrada, num aparelho que encolhia nas dimensões, apesar das inovações introduzidas.

4. Roland TR-808

Ano: 1980 
Em 1980 as caixas de ritmos não eram baratas. A 808 era uma das poucas opções a preço acessível à maioria e oferecia funções profissionais aos aspirantes a artista hip-hop.

5. Yamaha DX7

Ano: 1983 
O sintetizador digital da Yamaha fez corar a maioria dos sintetizadores analógicos e era vendido a um preço razoável. Talking Heads, Brian Eno, Roger Hodgson,  Brian Eno, Supertramp, Phil Collins, Stevie Wonder, Steve Winwood, Depeche Mode, U2, A-Ha, Enya, The Cure, Vangelis, Elton John, James Horner,  Donald Fagen,  Queen, Yes, Jean-Michel Jarre e Lynyrd Skynyrd estão entre a extensa lista de utilizadores do Yamaha DX7, o que demonstra bem a sua versatilidade deste popular instrumento musical.

6. Korg M1

Ano: 1988 
O Korg M1, sendo o primeiro teclado tipo "workstation" a ser produzido no mundo foi inovador numa série de aspetos e trazia qualidade sonora fabulosa. Mantém-se como o teclado tipo "workstation" mais vendido de sempre.

7. Sony CDP-101 CD Player

Ano: 1982 
Os japoneses da Sony lançaram comercialmente o primeiro leitor de CD a 1 de outubro de 1982, cujo protótipo foi apresentado ao mundo em 1981. Juntamente com o lançamento do Compact Disc de "52nd Street" de Billy Joel, o primeiro neste formato, mudariam para sempre o modo como consumimos música.

Fonte: www.complex.com

Artigo relacionado:

Máquina do Tempo - Rock em Stock

Sem comentários:

Enviar um comentário