13 de janeiro de 2014

Trêsporcento ao vivo no Musicbox

Os Trêsporcento apresentaram no último sábado, no Musicbox, o seu "Lotação 136", disco registado ao vivo numa noite de comunhão com o seu público em maio de 2013.


Fotos: Luís Macedo

A festa na sala do Cais do Sodré haveria de começar com o concerto de Capitão Capitão, projeto de J. P. Mendes. O trio de músicos que fez as honras da casa teve uma boa receção por parte de uma plateia já bem numerosa.

Seria mais tarde uma sala com lotação esgotada a receber os Trêsporcento que se apresentam sem trejeitos de vedetas, abrindo logo com "És mais sede", uma das grandes composições de Tiago Esteves.

"Elefantes azuis" e "Pinheiros na Rússia", apresentadas de seguida mostram-nos como o bom indie rock pode soar bem cantado em português.

"Cascatas", resulta muito bem no pequeno Musicbox, mas é feita à medida de um grande palco de um dos maiores festivais, pois é uma daquelas canções que incendeia qualquer plateia.


Em "Espero", Tiago, Pedro, Salvador, Lourenço e António (como fazem questão de se apresentar) mostram-nos o quanto a banda cresceu desde a edição do EP de 2009, do qual o tema faz parte.

Para o encore, reservava-se o tema instrumental que dá nome ao disco ao vivo e que acaba por se tornar num dos momentos de maior intensidade da noite e ainda "O Grande Mentiroso", versão de uma canção de Capitão Capitão.

A fechar ouviu-se "Veludo", um dos emblemáticos temas banda e o mais pedido pelo público, numa versão um pouco diferente e em que João Gil subiria ao palco pela primeira vez.

Haveria ainda a apresentação dos Hombres con Hambre, de João Gil que se faz acompanhar de Zé Guilherme e José Vasconcelos Dias (elementos dos Brass Wires Orchestra que mostram aqui toda a sua versatilidade) em instrumentais dançáveis e com improviso saídos de dois sintetizadores e uma bateria, som perfeito para a hora a que o trio subiu ao palco.

Quanto à banda da noite, os Trêsporcento prosseguem a sua afirmação, sem queimar etapas e num crescendo que tantas vezes também se pode escutar nas músicas. Os lisboetas confirmaram também nesta  atuação que não é só em disco que são uma das bandas mais excitantes e "excitadas" do panorama nacional, recomendando-se totalmente a audição de "Lotação 136" e ainda mais ir vê-los ao vivo.

Parabéns também à Azáfama pela grande noite proporcionada a todos os que se deslocaram ao Musicbox.


Sem comentários:

Enviar um comentário