16 de março de 2014

Reportagem | Festival de Inverno (dia 2)

Para a segunda noite da edição inaugural do Festival de Inverno estavam reservadas mais seis atuações repartidas entre o Teatro de Bairro e o Santiago Alquimista. Optámos novamente pela sala vizinha do Castelo de São Jorge, na perspetiva de assistir às atuações de Thomas Anahory, Anarchicks e Balla.

Caberia a Thomas Anahory abrir a noite com os seus Groovys, iniciando o set com temas do seu álbum de estreia, antes do desfilar de temas de "Thank Your Lucky Stars", o seu disco mais recente, lançado em 2013. A forma mais ou menos cronológica como as canções foram apresentadas mostrou como a música de Anahory amadureceu do primeiro para o segundo disco. As canções influenciadas por ícones da música americana com Springsteen, Dylan ou Cash são interpretadas com muito sangue na guelra, com Anahory a demonstrar grande à vontade em palco, mesmo quando interpreta a solo baladas folk. No final da atuação o quarteto abordaria "What I Got" dos saudosos Sublime, trazendo um pouco do sol da Califórnia a este Festival de Inverno.


Fotos (C) Luís Macedo

Estava reservada uma plateia já bem mais composta para as Anarchicks, banda que vai arrastando para os seus espetáculos cada vez mais fãs. Numa fase em que a banda prepara o segundo álbum de originais, houve lugar à estreia de canções que em breve conheceremos em versão de estúdio e que tiveram uma calorosa receção da assistência. Assente num misto de rebeldia e simpatia, a atuação das Anarchicks tem como pontos altos a excelente "Restraining Order" e a já habitual cover de "Helter Skelter" dos Beatles. Destaque ainda para "Smashed" que com presença de teclado e percussão eletrónica, dá outra dimensão ao som da banda.



Subiriam de seguida ao palco os Balla, marcados por um som pop dançável, indicado para final de festa e que procura o equilíbrio entre os sons eletrónicos e o trio de músicos que acompanha Armando Teixeira. Muito interessante também a utilização do sample de "Rapaz Caleidoscópio" dos UHF em "Montra".


Ainda que não tenha sido um sucesso no que diz respeito à adesão de público, este evento veio mostrar o bom momento que a música portuguesa atravessa e que este pode ser um caminho a seguir. Projetos de qualidade não faltam, há que lhes dar visibilidade.

Reportagem | Festival de Inverno (dia 1)

Foto-reportagem | Anarchicks @ Westway Viva Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário