4 de maio de 2014

Reportagem | Silence 4 ao vivo na MEO Arena

Foi a 5 de abril que se deu o muito aguardado regresso dos Silence 4 aos palcos, movendo dezoito mil pessoas à MEO Arena, para uma celebração da vida e das canções que marcaram uma geração, numa noite de emoções fortes ao longo de perto de três horas.

O espetáculo iniciar-se-ia com um pequeno documentário que mostrou em flashback o percurso dos Silence 4, recuando aos primórdios da banda em 1996, rematado com um “So glad that you here with us today”. A expetativa aumentava, mesmo entre os nascidos após essa data e que assistiriam ao seu primeiro concerto dos quatro de Leiria.

Num palco com um cenário (inicialmente) simples, abririam com "A Little Respect", a cover de Erasure que os tirou do anonimato. Não tardaria também “Borrow”, o maior sucesso da banda e sobre o qual David Fonseca admitiu nunca imaginar vir a ser o estrondoso êxito que foi. Tal sequência agarraria desde logo os muitos que reviviam os êxitos da banda com alegria estampada no rosto, só suplantada pela da de Sofia Lisboa, visivelmente emocionada.


Num dos momentos altos do concerto David Fonseca chamou a palco Sérgio Godinho. Muito aplaudido, daria o seu contributo em "Sextos Sentidos", canção para a qual foi convidado para gravar no disco de estreia. David confessou que foi com imensa surpresa que receberam a resposta positiva de Godinho ao convite de uma banda completamente obscura, à época.

No momento em se ouvem os primeiros acordes da contagiante "My Friends" aparece suspenso um automóvel clássico e que lentamente desceria até ao palco. David Fonseca não tardaria em subir para cima do seu tejadilho, de megafone em punho, deixando o público ao rubro. Sofia introduziria pouco depois “Angel Song”, também uma das preferidas da assistência, confessando que chegou a pensar não mais cantá-la. 

Fotos: (C) Rute Gonçalves

Os músicos reapareceriam pouco depois num pequeno palco montado no centro da arena. Foi então nesse ambiente mais intimista e com os quatro voltados uns para os outros que recriariam a pequena sala dos primeiros ensaios da banda, numa velha casa dos arredores de Leiria. Sofia Lisboa, no momento mais comovente da noite, agradeceu à pessoa que lhe salvou a vida, a sua própria irmã, acabando as duas abraçadas. Em dedicatória à sua heroína, Sofia interpretaria "Invincible" dos Muse, a canção que a sua irmã lhe colocava a tocar nos momentos de adversidade da luta com a doença. Pode não ter sido um dos momentos musicalmente mais interessantes, mas as emoções estiveram à flor da pele.

No regresso ao palco principal, seguiria-se o encore final feito dos grandes êxitos da banda em reprise (as canções que David Fonseca disse também serem de todos os espetadores) e que seriam cantados a plenos pulmões por todos os espetadores, com uma apoteótica "Angel Song" a fechar o pano. De permeio houve ainda tempo para a entrega simbólica à Liga Portuguesa Contra o Cancro da verba angariada nesta mini digressão, indo os 30.000 euros para investigação na área da cura da doença.

Ainda que musicalmente os Silence 4 se tenham mostrado menos arrojados do que nos concertos ainda bem presentes na memória de muitos, este derradeiro espetáculo terá ido ao encontro das expetativas dos quantos encheram a maior sala do país e para os quatro de Leiria o sentimento será de missão cumprida.

Silence 4 Setlist MEO Arena, Lisbon, Portugal 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário