22 de abril de 2015

Repositório científico para a comunidade musical

O Portal do Conhecimento Musical aposta na criação do maior repositório do mundo dedicado à música e aos músicos já em abril de 2016. Não existe nada igual e será certamente uma mais-valia para a pesquisa científica nesta área do conhecimento.

Com a criação deste repositório dedicado à música e aos músicos pretende-se que, a curto prazo, todos os que procuram teses, artigos e comunicações na área da música, as encontrem facilmente sem terem que navegar de site em site e deambular de biblioteca em biblioteca. O objetivo é então condensar num só espaço toda a produção científica do mundo musical. Na fase em que o projeto de Bruno Amaral, Pedro Varandas e Catarina Gonçalves se encontra pretende-se concluir o armazenamento dos resumos/abstract, palavras-chave e dos respetivos URL’s dos trabalhos produzidos em Portugal e no Brasil. Posteriormente partir-se-á para a recolha de trabalhos produzidos noutras línguas.

Atualmente já se pode experimentar a primeira versão deste repositório científico. O diretor do projeto, Bruno Amaral, admite que “uma empreitada com estas características irá necessitar de apoios financeiros que possibilitem a dedicação em regime de exclusividade por parte de alguns colaboradores. De qualquer forma, o significado que uma plataforma com as dimensões que se ambicionam justifica que se arrisque em prol da música, dos músicos, da arte musical e da ciência”.


O projeto é privado e isso tem feito com que os apoios por parte de entidades estatais se tenham encontrado vedados até ao momento. Neste momento a equipa encontra-se a discutir formas de financiamento para o repositório musical e não exclui a possibilidade de recorrer a uma campanha de Crowdfunding.

O repositório armazenará neste período inicial artigos sobre música, comunicações sobre música, teses de doutoramento sobre música, dissertações de mestrado sobre música, livros sobre música e capítulos de livros sobre música.

Sem comentários:

Enviar um comentário