11 de setembro de 2015

Benjamim: lançamento de Auto Rádio e festa de lançamento

Depois de uma épica Volta a Portugal com 33 datas seguidas entre 14 de julho e 15 de agosto, Benjamim regressa aos palcos para nova série de concertos de apresentação de “Auto Rádio”, o seu disco de estreia, nas lojas a 18 de setembro.

Benjamim percorreu o país na sua Volkswagen Golf de 96, na companhia do músico António Vasconcelos Dias, o técnico de som Manuel San Payo e o fotógrafo/realizador Gonçalo Pôla. A Volta a Portugal em Auto Rádio partiu de Alvito, coração do Alentejo, terra onde o álbum foi gravado e terminou em Ílhavo. A equipa levou a cabo uma digressão inédita na história da música portuguesa, apresentando as novas canções em locais tão diferentes como o Luso, a Aldeia da Pedralva, as festas da cidade de Vizela, o Noites na Nora em Serpa, Cuba do Alentejo ou o Festival Bons Sons. A plateia variou das 3 até às 600 pessoas num total de 5675 kms percorridos.

“Auto Rádio” é um álbum de jornadas sónicas, viagens pelo país, pela língua e pela exploração das canções, que entram umas pelas outras como acontece nas melhores viagens, quando o rádio nos vai alimentando as canções ao sabor da paisagem. Para Benjamim,“Auto Rádio” materializa a exploração de um novo universo cultural e linguístico que se abre à sua frente. É um disco feito para que todas as pessoas consigam compreender, sem precisarem de aprender uma outra língua porque lhes basta a que falam todos os dias. Acima de tudo é um disco em busca da identidade que parecia adormecida durante os quatro anos em que o músico viveu em Londres.


“Auto Rádio” é editado oficialmente no dia 18 de setembro. O concerto de lançamento tem lugar na Galeria Zé dos Bois no dia 26 de Setembro pelas 22h00 - uma festa que contará com a grande maioria dos músicos que tocou no disco, entre outros convidados. A primeira parte será feita pelo mítico António Pedro Braga (AP Braga), que também empresta ao disco a voz e uma canção (“Rosie”) co-escrita com Fausto Bordalo Dias em 1973.

A apresentação no Porto acontece amanhã na NOS em D'bandada, às 21h00 na Igreja de Santo Ildefonso, Praça da Batalha.

Agenda
12 de setembro/ 21h00m/ NOS em D'Bandada, Porto
18 de setembro/ 17h30m/ Festival Para Gente Sentada, Braga
19 de setembro/ 19h00m/ Arraial Cultural, Oliveira do Bairro
26 de setembro/ 22h00m/ Festa oficial de lançamento - Galeria Zé dos Bois, Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário