17 de outubro de 2015

Refugees Welcome Benefit Fest amanhã no Musicbox

"Venho, fugido da guerra e da fome numa terra devastada. Para trás ficou a minha casa e a família que eu tanto amava. E agora, sozinho no mundo à procura de uma vida melhor, sinto na pele o racismo e a xenofobia, sou explorado e humilhado porque sou de cor. Porquê se eu só quero viver em paz? De país em país sou empurrado e escorraçado, quando tento escapar ás misérias e guerras, à morte e à fome que a Europa ajudou a criar".

Assim cantava uma das mais importantes e influentes bandas do movimento punk/hardcore nacional no tema "Direito a viver". 
Vinte anos passados as letras dos X-Acto continuam tão actuais como em 1995. Hoje a luta porém já não é tanto pela cor mas também pelas diferenças sócio-culturais e religiosas.

A recente crise migratória cujas origens a Europa e o mundo ocidental no geral ignoraram durante os últimos anos eventualmente lhes bateu à porta e com ela velhos sentimentos reprimidos de racismo, xenofobia e discriminação foram despertados.

O movimento punk/hardcore sempre se definiu pela defesa de ideais e valores, pelo combate às injustiças, pelo respeito pela diferença, pela tolerância e pelo inconformismo.
Com o apoio aos refugiados como plano de fundo e com o combate à indiferença no plano central, algumas bandas do movimento punk/hardcore responderam à chamada e no próximo dia 18 de Outubro (domingo) marcarão presença no MusicBox, em Lisboa, para uma matiné que se quer solidária e de afirmação contra a discriminação e cujas receitas reverterão na totalidade para as instituições e organizações não governamentais que constituem a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR)*.


Com início previsto para as 16 horas e entrada de 5 €, do cartaz fazem parte nomes como: 

Easyway (reunion show)
GAEA (straight-edge hip-hop)


Refugees Welcome Benefit Fest. 18 de Outubro. MUSICBOX LISBOA.Sê diferente. Não sejas indiferente. For The Glory //...
Posted by Infected Records on Domingo, 11 de Outubro de 2015


"Quando vejo o caminho que estamos a seguir, quando vejo os jovens começar a lutar, quando vejo alguns começar a agir: Só posso sorrir, não posso evitar. Já está escuro, mas o sol ainda não se pôs. Sei que não vamos descansar, Enquanto o sol não brilhar!" (X-Acto - Para o Sol Brilhar).

*A PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados, congrega as mesmas instituições/organizações que diariamente, no terreno, ajudam e contribuem na "resolução" dos vários problemas sociais (sem abrigo, pessoas com carências económicas e alimentares, direitos humanos, etc...).
Na hora de ajudar e perante uma emergência humanitária estas instituições/organizações não fazem distinções, não faças tu também!

"A banda, o público, todos uma só voz - Uma só voz! - Todos unidos, todos iguais, de qualquer raça, de qualquer sexo, UMA SÓ VOZ!"

No dia 18 de outubro - SÊ DIFERENTE! Não sejas indiferente.

Evento no Facebook:
www.facebook.com/events/411954378998446/

Sem comentários:

Enviar um comentário