18 de novembro de 2015

Disco da Semana 46.15 | Daniel Catarino - Songs From The Shed

Após muitos anos a cantar separadamente em português e inglês, escondido atrás de pseudónimos como Oceansea e Landfill, Daniel Catarino assume-se agora como cantautor bilingue, ao mesmo tempo que embarca numa tour pela Alemanha para apresentar Songs From The Shed, o primeiro disco de longa duração em nome próprio.



O escritor de canções, originário da vila de Cabeção, assume neste novo trabalho as influências irlandesas que adquiriu nos anos passados em Dublin, relembrando ainda as velhas cassetes de rock e folk que ouvia na Vanette do seu pai, e a bordo de uma cabana em forma de jangada voadora apresenta Songs From The Shed, um disco que é uma viagem do seu Alentejo a Nashville.
Se nas suas bandas (Bicho do Mato e Uaninauei) canta um enraizado e profundo Portugal, em Songs From The Shed, Daniel Catarino assume que também o rock e o folk são música de raiz para gerações que beberam tanto da produção nacional como da invasão anglo-saxónica das décadas anteriores.

Quando o single de apresentação "Kingdom Come" chegou às rádios, Rui Estevão anunciava que poderia passar como tema de uma banda australiana dos anos 70, e é essa década que vem à memória no desenrolar de Songs From The Shed. A braguesa abraça a harmónica, e os instrumentos de percussão - na sua maioria construídos pelo próprio - ajudam a criar um ambiente onde ecoam reminiscências de J.J. Cale, Bob Dylan, Elliott Smith, Oasis e Neil Young, acompanhadas por refrões bem orelhudos.

[Nota de imprensa]

Sem comentários:

Enviar um comentário