2 de maio de 2016

Contautor | The Weatherman - Eyeglasses For The Masses

No ano em que assinala a primeira década de carreira Alexandre Monteiro, no mundo da música The Weatherman, lança disco novo. "Eyeglasses For The Masses" é apresentado aqui na primeira pessoa, faixa a faixa.



1- At The In Between
A maior parte das minhas canções de amor são sobre rupturas. Esta não foge à regra. Lembro-me que a decisão de a colocar em primeiro lugar no alinhamento foi unânime, por ser uma música que resume bem bem o que é a sonoridade de The Weatherman.

2- To The Universe
Aqui já não se fala propriamente de rupturas, mas sim de inacção. Deixar para o universo resolver aquilo que nós, por alguma razão, deixamos incompleto, o que por sua vez poderá levar a mal entendidos. É isso que digo na parte “we misunderstood that we could get along).

3- A Kind Of A Bliss
Da mesma forma que “Calling All Monkeys” é um alerta vermelho sobre o comportamento da Humanidade como um todo, “A Kind Of A Bliss” é a mesma coisa, mas sobre a solidão da vidas nas grandes cidades. É sobre o estar só, não sobre o estar em solidão, aquele sentimento de vazio que mesmo quem vive no seu dia-a-dia rodeado de pessoas sente por vezes.

4- Now and Then
Aqui tentei recuperar aquele lado mais irracional, ou até infantil, de quando as pessoas estão apaixonadas. Os pensamentos mais básicos que surgem. “Why can’t we be together, why can’t it be forever?) parece-me resumir bem isso.

5- Eyeglasses for the Masses
Numa tarde de sol estava eu no piano, a tocar coisas aleatoriamente. Quando dei por mim, estava a tocar este instrumental, repetidamente, até que percebi que poderia ter aqui algo de especial. A decisão de baptizá-la com o nome do disco só surgiu já quando tinha tudo gravado.

6- Endless Expectations
Esta música na verdade são três partes que foram compostas em separado. A forma como elas encaixaram foi para mim quase mágica. É provavelmente a minha faixa favorita deste disco. Para mim é sobre ter-se demasiadas expectativas em relação a algo e isso ter como consequência, mais cedo ou mais tarde, sofrer-se um choque de realidade.

7- Unpack My Mind
Outra vez sobre rupturas. Desta vez é sobre o que se sente quando se recomeça tudo da estaca zero.

8- Ice II
Lancei esta canção no meu facebook no Verão passado. Passado uns meses decidi regravá-la em estúdio, e lancei-a novamente (daí o título Ice II), agora mais “oficialmente”, tornando-se assim na primeira amostra deste disco.

9- One Of These Days
Lembro-me de ter começado a escrever esta música quando andei pela Holanda a dar uns concertos, em 2013, se não estou em erro. Fala um pouco da nostalgia de se andar na estrada, e de reflectir que tudo isto um dia poderá não ser mais possível… gravar discos e tocar. Então pensei na melhor mensagem que eu poderia deixar se esse dia chegasse, e surgiu-me esta: “one of these days the light will prevail over the darkness”.

10- Good Dreaming
Estava a tentar tocar o “River “ da Joni Mitchell, e de repente os acordes levaram-me para outro sítio, e foi assim de uma assentada que nasceu esta música, numa noite solitária em minha casa, regada a whisky.

Sem comentários:

Enviar um comentário