23 de setembro de 2013

"In Utero" dos Nirvana, 20 anos depois

Vinte anos depois o terceiro e último ábum de estúdio dos Nirvana, "In Utero", é reeditado em multi-formatos. Está agora disponível a "20th Anniversary Edition", com a remasterização do álbum original em CD. Para os fãs mais dedicados foi editada uma Super Deluxe Edition, composta por três CDs e um DVD com mais de 70 temas (remasterizações, remisturas, demos inéditas, lados B, canções de compilação, raridades e registos ao vivo).


A produção de "In Utero" a cargo de Steve Albini recupera o som mais abrasivo dos Nirvana, mas o resultado das gravações desagrada à editora e correm rumores de que nem a própria banda ficou totalmente satisfeita. Scott Litt acabaria por pegar em três das canções do álbum, polindo-as de modo a que fossem editadas como singles ("Heart-Shaped Box", "All Apologies" e "Pennyroyal Tea"). O lançamento previsto deste último foi cancelado como consequência da morte de Cobain.
O disco é mais diversificado do que o seu antecessor e alterna grunge e noise rock com as melodias de "Dumb" ou "All Apologies", que viriam a ganhar belíssimas versões acústicas no concerto gravado para a MTV, apenas dois meses depois do lançamento de "In Utero".

Dave Grohl falou recentemente ao The Sun, explicando que "Um monte de coisas estranhas desceu depois de "Nevermind". Nós tivemos bandas como U2 e Guns n' Roses pedindo-nos para fazer tournés de estádio. Mas Kurt começou a fazer um monte de drogas e havia muita tensão por causa de negócios e dinheiro. Eu não tinha certeza se haveria mais um disco. "

Em relação ao som do álbum, Grohl afirma que: "Não foi uma mudança de direção planejada. O mundo em torno da banda tinha mudado e Kurt teve um tempo difícil processando toda essa mudança".


Artigo relacionado:
Máquina do Tempo - 5 álbuns de 1993

Sem comentários:

Enviar um comentário