3 de fevereiro de 2016

peixe : avião lançam segundo single "Miragem" e anunciam datas ao vivo

O novo single dos peixe : avião chama-se “Miragem” e é o segundo avanço para o seu quarto disco, intitulado Peso Morto. De acordo com Vasco Mendes e André Tentúgal, que assinam a realização do vídeo através do coletivo Tarzan, “a rotina e o isolamento presentes no vídeo de Quebra, tem agora continuidade na solidão da personagem, perdida e derrotada, nas paisagens geladas e fabris”. O vídeo foi filmado em Wroclaw (Polónia).


O quarto disco do quinteto, intitulado “Peso Morto”, foi gravado entre Maio e Outubro de 2015 em Braga e nos Estúdios Valentim de Carvalho, com produção da própria banda e Nélson Carvalho, colaborador de longa data. A subversão do formato canção, o recurso a uma instrumentação de caraterísticas cada vez mais singulares e a exploração de uma lírica simultaneamente abstrata e introspetiva, são as pedras basilares de “Peso Morto”, com lançamento agendado para 19 de Fevereiro de 2016.

Em 2013 os peixe : avião editaram o seu terceiro disco, de título homónimo, rompendo abruptamente com uma trajetória pop alicerçada em trabalhos como “Finjo a fazer de conta feito peixe : avião” (2007), “40.02” (2008) e “Madrugada” (2010). Consensual entre a crítica especializada e os seguidores da banda, “peixe : avião” (2013) revelou-se o regresso perfeito da banda bracarense aos discos. 

A trajetória de exploração de novas abordagens sonoras foi continuada com a composição de música original para o clássico “Ménilmontant” de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema, com reposição no Teatro Maria Matos em Lisboa. A experiência revelou-se fundamental para o período de composição que se seguiu, durante o ano de 2015.

“Peso Morto” será transposto para o palco em 3 datas de apresentação iniciais, às quais se seguirá um conjunto mais alargado de concertos. Porto, Lisboa e Braga acolherão os concertos de lançamento do quarto disco do quinteto bracarense que decorrerão, respetivamente, no Rivoli (a 6 de fevereiro, 22:00) uma data já esgotada; Lux Frágil (a 18 de Fevereiro, 23:00) e Theatro Circo (20 de Fevereiro, 21:30). O acesso ao concerto no Lux Frágil será feito mediante compra da edição CD de “Peso Morto” numa loja FNAC ou à porta na noite do concerto.

[Comunicado de imprensa]

Agenda
06/02/2016 | RIVOLI | PORTO
18/02/2016 | LUX | LISBOA (DISCO BILHETE)
20/02/2016 | THEATRO CIRCO | BRAGA

Sem comentários:

Enviar um comentário